top of page
Buscar

Programando sua viagem econômica!

Atualizado: 8 de jun. de 2023



Olá querides!!


Muita gente sabe que gosto de viajar e é costume as pessoas perguntarem como faço para viajar tanto, e de forma barata. O segredo é, entre outras coisas, PLANEJAMENTO!


Essa postagem de hoje é para falar por onde começar quando você quiser viajar, o que você deve levar em consideração ao escolher um destino.

O destino deve levar em conta o seu interesse principal, características climáticas, culturais, língua, segurança e tudo aquilo que mais considerar importante. E, claro, o preço $$.


Esse ponto é muito subjetivo e vai depender do gosto pessoal e da grana que cada pessoa tem para investir na viagem. Mas alguns pontos são importantes a serem considerados:


Segurança: é importante buscar informações sobre a segurança do local, principalmente se for um(a) viajante solitário(a). Alguns países são considerados perigosos para esse tipo de viajante, principalmente mulheres. Vale dizer que embora o próprio Brasil esteja entre os países mais perigosos, aqui sabemos as providências a tomar e em outros países não temos conhecimento das leis, etc. Vale o cuidado.

Língua: A maioria dos lugares tem alguém que fala o inglês. Costumo priorizar solicitar ajuda de pessoas mais jovens, quando estou num país onde o inglês não é a língua dominante. Geralmente costumam estudar nas escolas. Esse item nunca foi algo difícil de superar para mim, apesar de ter sentido certa dificuldade em alguns países. Mesmo não tendo o inglês fluente, dá pra se virar. Se ficar muito inseguro (a) vale comprar aqueles livrinhos vendidos em livrarias (hoje existem aplicativos também, com tradução, etc), com expressões mais utilizadas em outras línguas. Não acho necessário desperdiçar um destino por não conhecer a língua. Além disso, a mímica ainda é aquela linguagem universal. Hehehe. Mas esse é um tópico que vale um post específico.

Características climáticas: Também não acho que é um item exclusivo para seu destino, entretanto, algumas pessoas não suportam bem temperaturas muito altas ou muito baixas, então, é bom conferir o clima que estará fazendo no período escolhido, e se o lugar é suscetível, inclusive, a catástrofes naturais como furacões, tufões etc... Você não vai querer estar lá pra ver né? hahaha.

Atentem que as promoções de passagens saem geralmente para períodos menos procurados nos destinos, e isso, possivelmente, pode ter a ver com alguma questão climática, como chuvas em regiões de praia, inverno rigoroso e tal.

Roupas e itens especiais: Alguns lugares possuem culturas muito características, então vale dar uma pesquisada em qual tipo de roupa é utilizada para não ter problemas. Da mesma forma, observar se é necessário levar determinados remédios, repelente, ou itens que são difíceis de encontrar naquele lugar. Já precisei levar, por. exemplo, papel higiênico, porque no lugar era caro demais e não era comum em banheiros.

Preços: Leve em conta o que você está disposto a gastar e o custo do local. Para isso, dê uma pesquisada em valores de hostels/hotéis, gasto com comida, passeios, deslocamento (ônibus, táxi, trem, metrô), etc. Alguns lugares possuem preços baixos de passagem mas gastos altos diários. Outros, preços altos de passagem mas gastos diários baixos. Isso pode pesar na decisão do seu destino.

Ficar em um ou mais países: Pesquisar preço de deslocamento para outro ou outros países/estados, com opções de trem, ônibus ou avião. Tudo isso dependerá de quanto deseja gastar e o período que poderá passar em cada destino. Pode valer a pena ficar apenas em um país/estado e viajar por vários destinos dentro dele. Particularmente, ultimamente tenho dado preferência a conhecer bem um país/estado, que passar poucos dias em vários.

Trabalho x Viagem: Agora, se você quer juntar o útil ao agradável, como no meu caso que sou DJ, você ainda consegue economizar fazendo uma graninha extra ou até pagando a viagem inteira, enquanto viaja. Para isso, pode buscar antes articular o tipo de trabalho e local, ou depois, quando já tiver o seu destino, a depender do tipo de trampo que você faz.


Por fim, importante priorizar lugares que já te cativaram de alguma forma, que você tem vontade de ir, que já vem paquerando. Às vezes isso pode exigir uma programação maior, mas com certeza valerá a pena quando estiver lá. Ou, se quiser poupar, esperar uma mega promoção e deixe que a promoção escolha seu destino. Já fiz isso muitas vezes e deu muito certo.


Ah, se liga que se você comprar uma passagem em promoção com bastante antecedência, no dia da viagem a sua passagem provavelmente já terá sido paga e você estará com grana livre só para a viagem. No mais, é só aproveitar!


Texto: Laine D'Olinda

Foto1: Leonardo Milano

Foto2: Luciana Ribeiro

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

UMA DJ PELO MUNDO

bottom of page